Biografia

susana vieira perfil

© Teresa Arede

Nascida em Portugal, Susana Vieira concluiu o Mestrado em Performance Vocal na Guildhall School of Music and Drama (Londres, Reino Unido) sob tutelagem de Susan Waters e como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi aluna do Conservatório de Música do Porto, concluindo os seus estudos vocais em 2015, com cotação máxima. Em 2016 estudou na Hochschüle für Musik und Theater München (Munique, Alemanha).

Susana Vieira estreou-se no Teatro Nacional de São Carlos como Princesa Estrangeira em “Rusalka” de A. Dvořák, sob a direção de Graeme Jenkins e, posteriormente, como Namorada em “Il Tabarro” de G. Puccini, sob a direção de Antonio Pirolli. Outros papéis incluem: Lambisca em “A vingança da cigana” de A. Leal Moreira; D. Clóris em “As guerras de alecrim e manjerona” de António T. Silva; Dido em “Dido e Eneias” de H. Purcell e Ruggerio em “Alcina” de G. F. Händel. Recentemente, interpretou excertos de papéis tais como Armide em “Armide” de Jean-Baptiste Lully, Segunda Dama em “Die Zauberflöte” de W. A. Mozart; Clytemnestra em “Iphigénie en Aulide” de C. Gluck.

Dos concursos em que participou, destacam-se os seguintes prémios recebidos: Prémio Música Portuguesa, Concurso Nacional dos Conservatórios Oficiais (2013); Prémio Conservatório de Lisboa, categoria Pré-superior (2014); Terceiro Lugar, Competição Internacional Cidade do Fundão (2014); Primeiro lugar, Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto (2015); Bolsa Prémio BPI (2015) e Terceiro Lugar no VIII Concurso Internacional de Canto Alfredo Kraus (2021).

Susana trabalhou com figuras da música internacional como Tobias Truninger, Claire Rutter, Christiane Iven, Teg Ganger, Sarah Walker, Michael McMahon, Elena Filipova, Ann Murray, Jonathon Swinard, Birgid Steinberger, Claudia Patacca, Elisabete Matos, Palmira Troufa e Susan Waters.


– Se pretender usar esta biografia, por favor entre em contacto para obter a versão mais actualizada – 

susana vieira perfil

© Teresa Arede